quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ração Humana, a dieta da moda

Deborah Ramos
Soja, aveia, germe de trigo e pelo menos mais dez ingredientes, todos em pó. Tem sido a dieta da moda, quase milagrosa que promete: perda de peso, rejuvelhecimento e bom funcionamento do intestino. Mas de onde veio essa receita mágica?
Para Jéssica Helena Moraes, técnica em Nutrição e Dietética pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos e graduada em nutrição pela Universidade de São Paulo, a ração humana previne doenças cardiovasculares, ajuda no controle de diabetes e hipercolesterolêmica (colesterol alto). Ela também promove maior saciedade, auxilia no bom funcionamento intestinal e contribui para a redução da absorção de gorduras  pelo organismo. Mas ela lembra que apesar da ração humana ser benéfica, não deve substituir refeições a não ser que isso seja orientado por um nutricionista. Este produto não possui todos os macro e micronutrientes e deve ser consumido juntamente com refeições balanceadas, para evitar deficiências nutricionais.
Em uma refeição balanceada é importante conter um alimento protéico (carnes), um rico em carboidratos (arroz, feijão, macarrão) e pelo menos uma porção de verduras e frutas, para garantir os micronutrientes (vitaminas e minerais), portanto uma pessoa que se alimenta normalmente, não necessita de suplementos.
Não se trata de uma fórmula milagrosa, deve ser aliada a atividades físicas e reeducação alimentar.
Isso quer dizer que, pode ser uma aliada na dieta fazendo com que a fome diminua e tornando mais fácil, não alimentar-se só de coisas gordurosas. Nesse sentido, alguns ingredientes se destacam. É o caso da aveia, que contém betaglucana, capaz de auxiliar na absorção de gorduras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário